DIA 16 DE NOVEMBRO ESTIVERAM PRESENTES NA CÂMARA DOS VEREADORES DA CIDADE DE SÃO PAULO MAIS DE OITENTA PROFSSIONAIS DA DANÇA EXIGINDO A AMPLIAÇÃO DE RECURSOS PARA O PROGRAMA DE FOMENTO À DANÇA, TRANSPARÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE DANÇA A FIM DE ATENDER A DEMANDA EXISTENTE NA CIDADE.
MOMENTO DE FESTEJAR MAIS UMA VEZ A MOBILIZAÇÃO DA DANÇA PAULISTANA !
MOMENTO TAMBÉM DE ESTARMOS ATENTOS !
ESTAMOS EM FASE DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARA 2012. O MOMENTO É ESSE. A HORA É AGORA ! NOVAS MOBILIZAÇÕES VEM PELA FRENTE ! PARTICIPE !

Seguidores

20 novembro 2011

A função social da dança versus a função assistencialista da Dança

Profissionais da Dança de Niterói (RJ) indignados com a atitude autoritária e equivocada de uma administração que entende a arte como ferramenta de projetos assistencialistas.Momento de nos solidarizar e fazer uma grande frente em defesa do artista profissional da dança.

Segue abaixo manifesto:

“Nós, bailarinos da Companhia de Ballet a Cidade de Niterói sentimos a necessidade de tornar pública toda a retaliação e injustiça que vem sido arbitrada desde o dia 13 de novembro na Praia de Icaraí, quando logo após cumprirmos a nossa função e brindarmos o público com um espetáculo sensível e de qualidade, expressamos através da leitura de uma nota e a extensão de uma faixa no palco, a situação pela qual atravessávamos. O público aplaudiu e demonstrou sua solidariedade e apoio.

Três dias depois fomos surpreendidos com a atitude do prefeito que demitiu a direção da Companhia e indicou férias coletivas para todos os bailarinos. No dia 18 de novembro foi publicado no jornal O Fluminense que o prefeito vai a pedir destombamento da Companhia como patrimônio imaterial e solicitar a criação de um novo grupo.
Esta atitude confirma mais uma vez o caráter autoritário e desrespeitoso desta prefeitura. Nós, trabalhadores da dança, temos o direito de nos expressarmos como qualquer cidadão e como funcionários públicos que cumprimos eficientemente com nosso trabalho. Entretanto, infelizmente, o prefeito não reconhece o trabalho de vinte anos da Companhia que tantos louros ofereceram a prefeitura de Niterói, divulgando o nome da cidade por todo o país e transmitindo arte, e joga no lixo a história e o prestígio de uma Companhia que é orgulho de nossa cidade.
Esclarecemos também que diferentemente ao que o prefeito afirmou no jornal, sempre cumprimos com as obrigações e solicitações da instituição, fazendo projetos escola em nossos espetáculos e, por iniciativa da direção da Companhia e dos bailarinos, construímos o projeto “Natal com Arte” para instituições de auxilio a crianças carentes e idosos. Além disto, jamais nos opusemos à importância na formação do ensino da dança em Niterói de maneira legitima e gratuita, apenas não podemos concordar com a extinção do órgão que trará para estes estudantes a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho; o objeto final de uma Companhia de ballet é o espetáculo de dança e para formar profissionais para estes espetáculos existem as escolas de danças.
O prestigio do nosso diretor e do conjunto da companhia não pode ser desvirtuado pelos caprichos de um governante que renega o diálogo, escolhe o autoritarismo e despreza o capital cultural de nossa cidade.


Entenda melhor o que está acontecendo:


A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói é uma companhia de dança pública fundada em 1992. Nesses 20 anos de história ela conquistou inúmeros admiradores que acompanham seus espetáculos, obras criadas por grandes nomes da dança brasileira, como: Rodrigo Pederneiras (Grupo Corpo), Henrique Rodovalho (Quasar Cia de Dança), Luiz Fernando Bongiovanni (Balé da Cidade de São Paulo), Jorge Garcia, Ana Vitória, Renato Vieira, Luis Arrieta, Roberto Oliveira, Rodrigo Negri, Clébio Oliveira, Fábio de Melo, Rodrigo Moreira e outros. Esta Cia já se apresentou em 56 cidade brasileiras e 2 países. Teve seu espetáculo “Choros e Valsas – um tributo a Pixinguinha” eleito um dos melhores de 2006 pelo time de jornalistas do Caderno B do Jornal do Brasil. Também é tombada como Patrimônio Imaterial da Cidade de Niterói.

Apesar de seu extenso currículo esta Cia está correndo o sério risco de ser extinta e todo seu legado perdido.
Nós, bailarinos da Companhia estamos numa luta por melhorias em nossas condições de trabalho desde 2007. Buscamos o entendimento das autoridades do governo da cidade, para que eles pusessem fazer algo por nós. Não conseguíamos ser recebidos, e quando éramos saíamos com promessas vagas e mentiras. Depois de desiludidos e sem amparo, começamos a fazer uma série de ações pacíficas para chamar a atenção dos cidadãos para o que estava sendo feito de nós.
Fizemos em Agosto de 2011 uma Audiência Pública dentro da Câmara dos Vereadores de Niterói para que pudéssemos discutir a política cultural para a Cia. A Câmara fez o convite formal a todas as autoridades culturais do governo (Secretário de Cultura, Presidente da Fundação de Artes e Presidente da Neltur). Ninguém apareceu para dialogar conosco. Só pediram que “nós não fizéssemos barulho”.
No último dia 13 de Novembro a Cia se apresentou na Praia de Icaraí e logo após o espetáculo fizemos uma manifestação em favor de nossa causa. Abrimos uma faixa no palco e lemos uma nota de esclarecimento. O público nos ovacionou dando seu total apoio.
Para nossa perplexidade começamos a sofrer retaliações do governo em seguida. Fizemos uma manifestação pacífica, justa, correta, com o respaldo de nosso Sindicato!!
O Ônibus que estava disponível para levar a equipe técnica com os equipamentos e cenários foi despachado deixando os dirigentes da cia na chuva com tudo do espetáculo que tínhamos acabado de fazer. Tiveram que levar tudo em carros pessoais e nos ombros até o centro da cidade, local de nossa sede.
Mas não parou por aí.
Na quarta feira, três dias após a manifestação, ficamos sabendo através de telefonemas pessoais que nossa direção artística e seus técnicos seriam exonerados de seus cargos. Ficamos todos muito assustados. Na quinta feira dia 17 fomos até a Câmara de Vereadores para nos informar mais do que estava acontecendo. Lá os fatos ainda não tinham se confirmado. Entretanto, diversos vereadores já saíram em defesa da Cia, seu legado, sua história e sua importância para a cidade de Niterói.
Na sexta dia 18 foi publicado em Diário Oficial a exoneração de nossa Diretoria Artística e mais 4 funcionários. Estava consumada a retaliação. Choramos.
Mas o pior ainda estava por vir.
No mesmo dia, foi publicada matéria no GLOBO ON LINE e do jornal O Fluminense uma nota do prefeito de Niterói anunciando a extinção da Cia de Ballet e a criação de uma outra com o nome de Companhia de Dança. Não acreditamos...
Mas, sim, era este o fato publicado na imprensa.
Nós também fomos comunicados de férias coletivas a partir de 23 de Novembro.
Por que?
Por que fizemos um ato legítimo de trabalhadores pedindo melhores condições de trabalho?
Onde está a democracia?
Onde está a liberdade de expressão?
Os argumentos do prefeito para nossa extinção são absurdos.
O objetivo de uma Cia de Ballet é criar espetáculos, produzir obra de arte. O ensino da dança é aplicado por escolas de dança. No Brasil temos alguns exemplos de como isso funciona. O Balé da Cidade de São Paulo tem ao seu lado a Escola de Bailados; o Teatro Guairá de Curitiba tem a Escola de Dança do Teatro Guairá; o Palácio das Artes de Belo Horizonte tem a Fundação Clóvis Salgado; O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tema Escola de Danças Maria Olenewa. Esses são exemplos de escolas públicas de dança que oferecem formação profissional a seus jovens.
Extinguir uma Cia de Ballet com 20 anos é um contra-senso. Num mercado tão espremido como o da arte brasileira, estamos tirando uma chance de emprego para os jovens que se formam nessas escolas. Quando se extingue uma Cia de Ballet, extingue-se não só empregos de bailarinos, mas de coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, costureiras, marceneiros, carpinteiros, ensaiadores, professores de ballet, iluminadores, fisioterapeutas, camareiros, técnicos de som... Profissões, ... muitas profissões.
Queremos deixar claro que somos a favor da criação de uma escola de dança em Niterói. Mas somos contra a destruição de sua Cia de Ballet com 20 anos de história. Não podemos deixar esse patrimônio artístico da cidade desaparecer sem fazermos nada.
Quando se fala do orçamento gasto com a Cia, não temos sobre a veracidade dos valores divulgados. Não temos acesso a esses números. Não é transparente. Mas o que nos intrigou é fato de estarmos desde 2006 numa sede alugada num galpão no centro de Niterói quando pedimos para sermos transferidos para o Teatro Popular Niemeyer, fechado. Nosso papel higiênico trazemos por várias vezes de casa. O café nós fazemos uma “vaquinha” para comprarmos. Nossas viagens em turnês pelo Brasil são todas feitas com verbas privadas e a última produção de espetáculo foi feita também com verba privada. Realmente não sabemos onde é gasto esse dinheiro. E toda a bilheteria arrecada pela a Cia volta para a prefeitura!
Nossa Cia já realiza trabalho social. Todos os anos fazemos um trabalho chamado Natal com Arte, onde criança e idosos carentes do municípios são convidados a entrarem em nossa Sede e assistirem um espetáculo completo. Antes da sessão, é explicado a todos o que irá acontecer ali, como se dá a criação de um ballet, como os bailarinos se preparam e do que se trata a dança. Em seguida temos lanche e presentes (comprados e oferecidos) pelos bailarinos e direção.
Além disso, durante todas as nossas temporadas no Teatro Municipal de Niterói fazemos sessões extras em horários escolares convidando as escolas públicas de Niterói para nos assistir gratuitamente. O teatro fica abarrotado! É incrível!
Já contatamos nossos colegas de profissão por todo território nacional. Estrelas da dança brasileira estão a postos para saírem em nossa defesa, como já estão fazendo via e-mails e redes sociais. Mas precisamos do apoio da grande mídia para que nos fortaleça. Somos 34 bailarinos concursados para esta Cia que estão se mobilizando para não perderem suas referências.
Não podemos deixar que os desejos escusos de um governo destruam nossa história. Não vamos nos calar frente a essa injustiça. A dança brasileira chora hoje em todo território nacional por este fato lamentável. Não é esse o exemplo que queremos para as próximas gerações.
Se você puder nos ajudar.
Por favor, nos ajude.
Gregory Lorenzutti – Bailarino da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
(21) 8129 7727
Tenara Gabriela – Bailarina da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
(21) 8810 7955
Luiz Menezes - Bailarino da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói
(21) 9889 8366
Jeanete Guenka - Bailarina da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se e deixe seu comentário.